domingo, 17 de fevereiro de 2008

Conceitos

ABERTURA - é o diâmetro do elemento óptico principal seja o espelho primário ou lentes. A abertura de um telescópio está directamente relacionada com dois aspectos vitais da performance do equipamento: a sua capacidade de absorver luz (determina o quanto luminoso os objectos serão visualizados) e sua potência máxima de resolução (o quão detalhado serão as imagens). Quanto maior a abertura de um telescópio (largura ou diâmetro) melhor pois mais luz entra no equipamento.

DISTÂNCIA FOCAL - é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focalizada será projectada, esta varia conforme o tipo de telescópio.

RAZÃO FOCAL - é a distância focal (F) sobre o diâmetro da objectiva (D). Quanto menor a razão focal, maior será a luminosidade do telescópio.

LUMINOSIDADE - é quantidade de luz que um telescópio pode captar, e quanto maior o diâmetro da objectiva, mais luminoso será o instrumento. Um telescópio para ser luminoso deve também apresentar uma distância focal pequena, para trabalhar com pouco aumento tornando as imagens nítidas.

PODER SEPARADOR ou PODER DE RESOLUÇÃO - é a propriedade que um telescópio possui de isolar e tornar visíveis detalhes muito subtis. Esta característica não depende do aumento e sim do diâmetro da objectiva do instrumento. Quanto maior o diâmetro da objectiva maior será o poder separador. Esta é uma característica muito importante pois é ela que garante a observação de detalhes em superfícies de planetas e a separação de estrelas duplas. Esta característica pode ser obtida pela fórmula:

PS = 120 / D

Onde PS = poder separador
D = diâmetro da objectiva do telescópio

AMPLIAÇÃO - é a relação entre o tamanho de um objecto observado a olho nu e o seu tamanho quando visto pelo telescópio. Assim o telescópio aumenta o diâmetro angular dos objectos observados dando a impressão que estão mais próximos de nós. Cada telescópio possui um limite máximo de aumento e o que determina este limite é o diâmetro da sua objectiva ou espelho.

Para calcular o aumento de um telescópio usamos uma fórmula muito simples:

A = F (distância focal da objectiva do telescópio) / f (distância focal da ocular)

Amax = aumento máximo útil
D = diâmetro da objectiva do telescópio

Sem comentários: